Projeto de Habilidades Sociais para Adolescentes – HASA
Instituição: IBTS – Instituto Brasileiro de Transformação Social
Missão: Promover a garantia do acesso e os direitos básicos da criança e do adolescente.
Nome do Projeto: Projeto de Habilidades Sociais para Adolescentes – HASA.
Valor do Projeto: R$ 1.650.000,00 (hum milhão seiscentos e cinquenta mil reais).
Proponente: IBTS - Instituto Brasileiro de Transformação Social.
Objeto: O Projeto de Habilidades Sociais para Adolescentes surge para atender a expectativas de possíveis parceiros que queiram apoiar causas que envolvam adolescentes de famílias de baixa renda na faixa etária entre 14 anos até 17 anos e 11 meses, de no mínimo 3 dos municípios do estado do Paraná: Curitiba, Piraquara e Morretes. Estes adolescentes necessitam de apoio e orientação na definição de um projeto de vida sustentável, em virtude de se encontrarem em processo de exclusão social, integrada a baixos níveis de competências sociais e comportamentais.
O Objetivo é o desenvolvimento de habilidades sociais para a convivência social e laboral do adolescente, favorecendo sua empregabilidade e integração no mercado de trabalho. A duração é de 1 ano e a expectativa é de atender até 600 famílias por ano, em cada uma das 3 cidades onde se realizar o Projeto.
O Projeto estrutura-se na sensibilização para o desenvolvimento de habilidades sociais laborais dos adolescentes, com sua participação em atividades de desenvolvimento humano, ajudando-o a analisar seus próprios interesses, habilidades, atitudes e estabelecer comportamentos/competências organizacionais apropriados para seu desempenho profissional.
A população terá os benefícios das Palestras, oficinas, cursos, sendo previsto material didático, lanche vales transporte para o deslocamento às atividades do Projeto, e transporte para eventos que o curso possa proporcionar. Está previsto a aquisição de equipamentos e materiais como suporte, a exemplo de materiais lúdico pedagógicos, multimídia, tablets, internet e o estabelecimento da rede de parcerias com empresas e instituições visando a empregabilidade do adolescente e o envolvimento da família e das entidades como CRAS e CREAS para o apoio e fortalecimento dos trabalhos.
A partir dos cursos, considera-se possível o cadastramento do segundo setor (setor privado) para a oferta de vagas aos participantes dos cursos sendo que o Projeto acompanhará sua inserção e adaptação inicial a esta fase de trabalho.