Estude

Programa Adolescente Aprendiz

Secretaria de Educação e Secretaria da Família e Desenvolvimento Social
O Programa realiza qualificação profissional para adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos que cumprem medidas sócio-educativas ou que são beneficiados com remissão. Esses adolescentes recebem qualificação profissional em serviços administrativos, sendo re-socializados e encaminhados para o mercado de trabalho. O programa Adolescente Aprendiz possibilita a inclusão educacional e social dos jovens aliando o estímulo ao estudo à prática profissional, ampliando sua perspectiva de futuro.

Contato:
Telefone: (41) 3340-1500

 

 


 

 

Paraná Alfabetizado

Secretaria de Educação
O programa Paraná Alfabetizado é uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e o Ministério da Educação, vinculado ao programa Brasil Alfabetizado. O programa atinge prefeituras municipais, organizações governamentais e sociedade civil, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação; O programa foi criado para buscar a alfabetização de pessoas a partir dos 15 anos de idade. O processo de alfabetização tem duração prevista de oito meses, com dez horas-aula semanais, localizadas em escolas da rede estadual ou municipal, centros comunitários e outros espaços físicos.
O programa busca universalizar a alfabetização de jovens a partir dos 15 anos de idade, adultos e idosos paranaenses não alfabetizados, na perspectiva da superação do analfabetismo, garantindo o acesso à leitura e à escrita e o direito à educação básica como instrumento de cidadania, respeitando a diversidade sociocultural de cada comunidade. Possibilitar condições adequadas para a continuidade da escolarização aos egressos alfabetizados através de ações conjuntas com as Secretarias Municipais de Educação (como o EJA) é outro objetivo importante do programa, bem como a constituição de acervo literário voltado a população jovem e adulta em processo de alfabetização.

Contato:
Telefone: (41) 3340-1500

 

 


 

 

Programa Rede de Bibliotecas Escolares

Secretaria de Educação
O programa Rede de Bibliotecas Escolares tem como objetivo a universalização das bibliotecas ativas nas escolas dos 399 municípios paranaenses, incentivando a prática da leitura e garantindo a professores, estudantes e comunidade o acesso à informação de qualidade. O projeto teve inicio em Curitiba com a inauguração da biblioteca Rubens Meister, tendo inaugurando mais uma biblioteca em cada núcleo regional de educação (NRE), totalizando 32 bibliotecas. Atualmente estão sendo treinados multiplicadores em todos os NREs.

Contato:
Email; eliane.rocha@seed.pr.gov.br
Telefone: (41) 3340-1500

 

 


 

 

Plano Estadual de Educação nas Detenções Estaduais

Secretaria de Educação e Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Instituído pelo decreto Presidencial nº 7626/2011, o Plano Estratégico de Educação no Âmbito do Sistema Prisional (PEESP), tem como objetivo principal amplias as matrículas e qualificar a oferta de educação nas prisões. Para efetivar as ações propostas, esse decreto prevê e incentiva, também a elaboração de planos estaduais de educação para o sistema prisional. No Paraná, esse plano será elaborado pela Secretaria de estado da Educação e Secretaria de estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, com a participação da sociedade civil organizada. A parceria visa disponibilizar dados e informações para subsidiar as propostas para o plano estadual de educação nas prisões do Paraná. Esses dados irão instrumentalizar aqueles que tenham interesse em participar, de forma ampla, nas discussões e decisões referentes à oferta de educação nas prisões do Paraná. Este plano estadual é um momento importante de construção de políticas públicas para este setor. É planejar, coletivamente, as ações e suas formas de implementação para uma educação eficiente e de qualidade.
Saiba mais...
 
Contato:
Telefone: (41) 3340-1500

 

 


 

 

Programa Paraná Digital

Secretaria de Educação
Promover o uso Pedagógico das tecnologias da informação e comunicação (TIC), disponibilizando a professores e alunos da rede estadual o acesso a essas tecnologias e ao portal dia-a-dia educação. O Programa Paraná Digital repassa computadores com acesso a Internet para as instituições de ensino, oferecendo um espaço virtual de criação, interação e publicação de dados das escolas estaduais, e também investe na atualização e expansão da infra-estrutura dos laboratórios de informática educativa.

Contato:
Telefone: (41) 3340-1500

 

 


 

 

Programa Superação

Secretaria de Educação
O Programa Superação procura atender às escolas com maiores dificuldades em implementar ações que promovam o acesso e a permanência dos alunos no ensino público. O projeto fornece dados para planejar e desenvolver estas ações, ao identificar os pontos críticos que precisam de atenção e intervenção por parte das instituições de ensino, núcleos regionais de educação e da secretaria da Educação. O objetivo é promover condições de igualdade entre as diferentes escolas, de forma que todas possam ofertar uma educação com qualidade. Fazem parte do programa atualmente 370 escolas estaduais.

Contato:
Telefone: (41) 3340-1500

 

 


 

 

Projeto Biblioteca Cidadã

Secretaria de Cultura, Secretaria de Assuntos Estratégicos e Secretaria de Infraestrutura e Logística
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e as prefeituras. A Biblioteca Cidadã possui um acervo que contempla todos os gêneros literários com objetivo de promover a inclusão cultural e intelectual da população de cada região atendida. Para tornar a Biblioteca Cidadã uma realidade nos municípios, o Governo disponibiliza a construção da sede, em terreno que é oferecido pela prefeitura de cada cidade atendida. Os equipamentos também são adquiridos pelo Governo do Estado, assim como a qualificação pessoal, feita por técnicos da Biblioteca Pública do Paraná. Essa ação conjunta estreita ainda mais a importante parceria entre Estado e municípios. A Biblioteca Cidadã possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação. O local estimula a valorização cultural da região – com artistas locais que pintam um painel na entrada principal. O projeto também prevê o plantio de árvores nativas no terreno. As Bibliotecas Cidadãs têm por objetivo oferecer aos municípios paranaenses um equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento, pelo acervo de livros e pela possibilidade de inclusão digital, por meio dos telecentros, bem como disponibilizar computadores com acesso à internet e correio eletrônico a toda a população do Paraná, e formar os “Agentes Locais de Inclusão Digital”, pessoas da própria comunidade que tenham interesse e capacidade de articulação com o seu meio. Em 2011 e 2012 foram inauguradas 98 Bibliotecas Cidadãs em diferentes regiões do Estado, totalizando 300 unidades. Em 2013, 10 novas unidades serão inauguradas.

Contato:
Telefone: (41) 3351-6688 - (41) 3351-6682

 

 


 

 

Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Secretaria de Segurança Pública
O Programa integra as ações das políticas públicas que o Estado do Paraná mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A ideia é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência. As aulas são ministradas por PMs fardados, durante um semestre letivo. O Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education - D.A.R.E. Em cada país onde é implantado sofre alterações para adaptação à realidade local. Atualmente, o Proerd está presente em 58 países, e já atingiu nos cinco continentes, aproximadamente 40 milhões de crianças. O programa é pautado pela atividade educativa de prevenção primária ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. 749 mil alunos em escolas públicas e particulares já foram formados pelo curso que antecipa a PM à ação dos traficantes e à própria instalação da violência nas escolas.

Contato:
Telefone: (41) 3313-1900 - (41) 3313-1902

 

 


 

 

Programa de Enfrentamento à Violência na Escola

Secretaria de Educação e Secretaria da Família e Desenvolvimento Social
Para combater a violência no ambiente escolar, a Secretaria de Educação – SEED, conta com um plano de duas comissões de enfrentamento à violência no ambiente escolar. O Plano Estadual de Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes tem como objetivo fortalecer as articulações locais, estaduais e regionais no combate e na eliminação da violência contra crianças e adolescentes. O Plano está sob a coordenação da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. A Comissão Interdepartamental de enfrentamento à violência nas escolas (CIEVE) integra as ações da SEED como objetivo de desenvolver a formação continuada de profissionais da educação, a pesquisa e a produção de material didático informativo. Essas ações visam ao combate da violência e do uso indevido de drogas, além de combater a evasão escolar e a indisciplina.
Saiba mais...

 

 


 

 

Ensino Superior