Cadastro Único para Programas Sociais
O que é?
O Cadastro Único para Programas Sociais é o principal instrumento para identificar e selecionar as famílias de baixa renda, permitindo que as gestões municipais, estadual e federal conheçam melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas, por exemplo o Bolsa Família, que é um programa de transferência condicionada de renda
que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único.
No Paraná, há um benefício complementar às famílias que recebem o Bolsa Família chamado Renda Família Paranaense, que realiza a transferência direta de renda, com condicionalidades, às famílias em situação de vulnerabilidade social. O valor do benefício é variável e calculado de acordo com a renda per capita.
O Cadastro Único está regulamentado pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e outras normas. No Paraná, são 1.233.967*.famílias inseridas no Cadastro Único.
*Extração da Base 05/11/2015. Fonte: SAGI. Relatório de Informações Sociais.
Quem pode se cadastrar?
- Famílias que possuem renda per mensal familiar de até meio salário mínimo nacional ou renda familiar total de até 03 salários mínimos, salvo para outros programas, projetos e/ou benefícios que exijam o Cadastro Único e que possuam critério de renda diferenciado.
- Pessoas que vivem em situação de rua.
Como se cadastrar?
Procure o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua região.
Contato:
gestaosuas@seds.pr.gov.br
(41) 3210-2463